Você já ouviu falar sobre a exumação?

Você já ouviu falar sobre a exumação?

O procedimento é indicado para reutilização do espaço pela família.

Em nosso dia a dia, por costume, nós não nos preocupamos com o assunto da morte, mas quando somos pegos de surpresa e nos deparamos com a partida de um ente querido, pode acontecer do jazigo da família já ter atingido o número máximo de sepultamentos, sendo obrigatória a aquisição de um novo jazigo.

E para isso não acontecer, a exumação é indicada para reutilização do espaço.

O que é exumação? Como é feita?

A exumação é o ato de retirar os restos mortais do jazigo, gaveta ou espaço do sepultamento, para que ele possa ser utilizado novamente. Esse procedimento só poderá ser realizado após prazo mínimo de 3 anos (para adulto) contados a partir da data de óbito, isso para cada sepultado.

Os ossos são armazenados em caixas ou sacos próprios para essa finalidade e as roupas, urna e outros resíduos são descartados conforme as normas técnicas da SS28. O serviço é realizado por sepultadores e exumadores do próprio cemitério, que são profissionais capacitados e treinados, que utilizam os equipamentos corretos para a exumação.

Lembrando que o procedimento não é obrigatório e sim, indicada. Se a família não quiser reutilizar o espaço por qualquer motivo, não existe a necessidade de realizar a exumação.

O que acontece após a exumação?


Quando o titular, ou responsável legal do jazigo solicita a exumação para a administração do cemitério e ela é realizada, cabe a família escolher onde descansará os restos mortais do ente querido, podendo retornar ao próprio jazigo, ou ser transferido para outro cemitério e entre outras possibilidades, como a opção pela cremação, ou a transferência para o Memorial (ossuário).

Respeito a quem vai. Menor sofrimento para quem fica!

Há mais de 50 anos ajudando famílias a eternizar com dignidade as memórias dos que partem, o Grupo Flamboyant oferece atendimento personalizado e serviços funerários, como a exumação em seus cemitérios localizados em Hortolândia (Est. Carlos Roberto Prataviera, 1400 – Telefone: 19 3909-0237) e Mogi Mirim (Av. Atlântico, 700 – Telefone: 19 3806-7060). E em caso de dúvidas sobre exumação e outros serviços, entre em contato conosco através do nosso CHAT, um de nossos consultores lhe fornecerá todas as informações necessárias.