Como são projetados os carros funerários?

Como são projetados os carros funerários?

O Grupo Flamboyant possui frota completa e moderna.

Muitos não sabem, mas os carros funerários não vêm prontos de fábrica, eles são os mesmos veículos de passeio adquiridos em concessionária por uma família, por exemplo. Conforme as necessidades da funerária, os projetos são feitos baseado no modelo e realizados por empresas especializadas no assunto, que o transformam até estarem devidamente adequados para os traslados.

As Pick-ups e SUV’s são as categorias mais escolhidas para a “transformação”, mas qualquer um pode ser adaptado, é mais difícil encontrar, mas existem alguns modelos sedan e hatch sendo utilizados para essa finalidade. A carroceria, motor, pneus, são originais do carro e não sofrem alterações, mas o que diferencia o funerário dos demais é o aumento das dimensões feitas em fibra de vidro e alguns itens internos que são adicionados. Inclusive, após ser “desmontado”, ele volta ao seu modelo original e pode ser utilizado normalmente para passeio.

Não existem normas específicas para um projeto, mas alguns itens automotivos são indispensáveis para um traslado seguro e cuidadoso, como por exemplo, aviso de abertura da tampa traseira, câmera de ré, GPS e principalmente ar-condicionado no compartimento que são armazenadas as urnas, para uma melhor conservação do corpo no trajeto.

Para transitar livremente pelas ruas, na documentação do carro deve constar veículo de aluguel, como táxi ou transporte de cargas, e as placas devem ser vermelhas. Para o motorista, não há uma categoria específica para utilização desse tipo de veículo, a exigência mínima é que possua CNH B vigente.